PIRAPREV

Institucional

Nossa História

1994
Por meio da Lei nº 1.746, de 7 de março de 1994, o Prefeito Dr. Célio Gayer instituiu o Fundo Municipal de Previdência e Assistência Social do Município de Piracaia.
2002
Em seu segundo mandato, o Dr. Célio Gayer regulamentou o Regime Próprio de Previdência Social por meio da Lei nº. 2098, de 28 de fevereiro de 2002, criando a Divisão de Previdência Social. No mesmo ano, foi lançado o Informativo do Regime Próprio Municipal ao servidor. O Banco do Brasil doou o primeiro computador para a Divisão de Previdência Social.
2008

Em 4 de dezembro de 2008, a Prefeita Terezinha das Graças da Silveira Peçanha por meio da Lei nº. 2467/2008 criou o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia - PIRAPREV, como entidade autárquica.

2009
Na gestão da Prefeita Fabiane Cabral da Costa Santiago, o PIRAPREV se instalou em seu primeiro espaço físico independente, em frente ao Paço Municipal, com novos equipamentos e pessoal, conferindo maior conforto e praticidade ao servidor ativo, inativo e pensionista.
2015
Na segunda gestão da Prefeita Terezinha das Graças da Silveira Peçanha, o PIRAPREV fez o lançamento de seu primeiro Web Site, Cartilha dos Direitos Previdenciários do Servidor Público e informativo bimestral de notícias ao servidor o "Acontece". Fato relevante foi a desapropriação a favor do PIRAPREV de imóvel urbano para acomodação da futura Sede Própria da Autarquia.
2016
O PIRAPREV obteve o 5º lugar no prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária na categoria Pequeno Porte, conferido pela ANEPREM - Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios. A autarquia obteve o 2º melhor resultado entre os participantes do Estado de São Paulo.
2017
Em dezembro de 2017, o Prefeito Dr. José Silvino Cintra inaugura a Sede Própria do PIRAPREV, na presença da Sra. Wilma Gayer, viúva do saudoso prefeito Dr. Célio Gayer. Um ambiente moderno, inclusivo devidamente adaptado às pessoas com deficiência física e visual, para melhor atendimento aos servidores públicos municipais e desenvolvimento das atividades fins da autarquia.
2018 - 2020
De 2018 a 2020 a equipe PIRAPREV:
  • Adquiriu um veículo oficial para atendimento domiciliar e itinerante;
  • Ministrou cursos CPA 10, CGRPPS e CPA 20 ao funcionalismo;
  • Realizou concurso público para preenchimento de vagas do quadro efetivo da autarquia;
  • Implatou o Holerite Online;
  • Adquiriu mobiliário e equipamentos com readequação de espaço físico para acomodação dos servidores efetivos e melhor desempenho das atividades fins;
  • Realizou o Censo Previdenciário com atualização cadastral do funcionalismo Público Municipal;
  • Realizou o PIRAPREV Itinerante, um programa de visitas agendadas com realização de palestras e esclarecimentos sobre o sistema previdenciário;
  • Obteve classificação entre os 23 melhores Regimes Próprios na categoria Médio Porte sendo atribuido a instituição o conceito "B" no Ranking do indicador de situação previdenciária, publicado pelo Ministério da Economia;
  • Obteve a certificação institucional da autarquia Nível I do Pró Gestão RPPS (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS);
  • Realizou eleições via WEB para membros do Conselho Administrativo e Fiscal para o quadriênio 2020/2024;
  • Mudou o domínio do site do PIRAPREV para www.piraprev.sp.gov.br;
  • Adotou medidas por força do COVID 19 tais como o pagamento antecipado e integral do 13º salário 2020;
  • Suspendeu a prova de vida presencial para proteção de nossos beneficiários;
  • Instituiu pesquisa de satisfação do usuário no site do PIRAPREV;
  • Implantou procedimentos sustentáveis com a gestão sem papel e acervo documental digital;
  • Remodelou e modernizou os processos de trabalho da Coordenadoria de Seguridade.
2021
Em janeiro, o Superintendente do PIRAPREV ministrou o curso de Formação de Gestores Previdenciários para os novos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal, empossados em dezembro de 2020 para quadriênio 2020/2024. O prefeito Dr. José Silvino Cintra marcou presença salientando a importância dos conselhos na gestão da Previdência Municipal.