PIRAPREV

O feijão e seus benefícios para a saúde

Muitos brasileiros comem arroz e feijão todos os dias. Assim, o feijão é um alimento que faz parte da cultura brasileira. A boa notícia é que o ele é um alimento saudável fortemente associado à longevidade.

Os vários tipos de feijão proporcionam uma infinidade de benefícios à saúde.
Além de oferecer uma boa variedade de vitaminas minerais e antioxidantes, são fonte de carboidratos complexos. Também são ricos em proteínas e fibras, sendo considerados uma ótima fonte destes nutrientes. Assim, torna-se uma excelente opção de refeição para todos, inclusive os diabéticos, vegetarianos e veganos. Además, os feijões fornecem pouca ou nenhuma gordura e são livres de colesterol.

Os principais benefícios do feijão são:

  • Por causa da alta quantidade de fibras solúveis, ajudam a reduzir índices de colesterol. E também ajudam na motilidade intestinal.
  • São pobres em gorduras. Por isso, podem ajudar ser uma boa alternativa para dietas com restrições calóricas.
  • São ricos em proteínas. E idosos devem ingerir maior quantidade de proteína que adultos jovens.
  • Por seu baixo índice glicêmico decorrente da alta complexidade de seus carboidratos, os feijões ajudam a manter a glicemia sangüínea mais estável, evitando picos.
  • A quantidade de fibras e a alta complexidade dos carboidratos determina uma lenta digestão do feijão. Assim, ele é capaz de manter a sensação de saciedade durante mais tempo.
  • Ajudam a reduzir os riscos de câncer e outras doenças. Já que são ricos em anti-oxidantes.

Há vários tipos de feijões. Grãos de soja e lentilhas, são considerados tipos de feijão, por exemplo. No Brasil, os mais consumidos são o feijão preto e o “carioca”. O preto é mais efetivo em ajudar a reduzir os índices de açúcar no sangue pós-refeição. O “carioca” é mais eficiente em ajudar a reduzir colesterol e índice glicêmio pós-prandial e dar sensação de saciedade.

Por isso, continue a comer feijão e a serví-lo ao idoso com quem você convive! Em forma de sopas, com muito ou pouco caldo, é um alimento importante para todos. É aconselhável comer ao menos 3 conchas (ou 1 xícara e meia) por semana.

Fonte: https://idosos.com.br/feijao-para-saude/