PIRAPREV

Alimentos para Melhorar a Circulação Sanguínea

À medida que envelhecemos, aumentam os riscos de desenvolver algum problema circulatório. Contudo, nosso estilo de vida também pode influenciar para melhorar ou piorar a circulação sanguínea. Os fatores de risco mais relacionados a problemas de coração e circulação são: obesidade, tabagismo, diabetes, etc.

Por isso, para evitar a Doença Vascular Periférica e outros problemas de Circulação Sanguínea, podemos investir em nossa alimentação.

Existem evidências científicas de que alguns alimentos, quando ingeridos regularmente como parte de nossa dieta, podem ajudar a melhorar a circulação sangüínea. Mas, atenção: não devemos abandonar nenhum tratamento farmacológico sem indicação médica.

  1. Ingerir Pimenta Caiena pode ajudar a melhorar a circulação, melhorar a força dos vasos sanguíneos e reduzir a formação de placas dentro das artérias. Isso porque esta pimenta é rica em um fitoquímico chamado capsaicina, que reduz a pressão sanguínea pois estimula a liberação natural de substâncias vaso-dilatadoras em nosso organismo. Os estudos que chegaram a estas conclusões foram feitos em porcos. Porém, assume-se que a tendência é a mesma para seres humanos. Embora não haja pesquisas suficientes para comprovação e recomendação de quantidade de ingestão mínima diária.
  2. Cebolas são uma excelente fonte de flavonóides e anti-oxidantes benéficos ao coração. Os flavonóides da cebola ajudam a melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos. Um estudo comprovou que 4.3g de extrato de cebola durante 30 dias já aumentou significativamente a vaso-dilatação após a refeição.
  3. A Canela é outro alimento, também usado comumente como tempero, que proporciona muitos benefícios a nossa saúde. Entre eles, também melhora a dilatação dos vasos sanguíneos. Estudos indicam que a ingestão de 1.2g por dia já traz benefícios após 12 semanas.
  4. O Alho contém alicina, um composto organossulfurado capaz de reduzir a pressão arterial. Porém, este composto é muito sensível e se perde facilmente durante o processo de corte e cocção. Por isso, neste caso, suplementos de alho com quantidades comprovadamente importantes de alicina podem ser mais eficientes.
  5. Frutas cítricas, como limão e laranja, também são ricas em anti-oxidantes e flavonóides benéficos ao sistema circulatório. Da mesma maneira que os outros alimentos citados, o consumo regular destas frutas in natura ou em forma de sucos frescos ajuda na flexibilidade dos vasos. É comprovado que o consumo diário de suco de laranja ou limão reduz o risco de AVC.

Como podemos ver, todos os alimentos acima fazem parte da cultura alimentar brasileira (à exceção da Pimenta Caiena). Portanto, nosso esforço neste caso é garantir que estes alimentos sejam consumidos o mais frescos possível. Isto é, preferir suco de laranja feito na hora a sucos industrializados, por exemplo.

Fonte: https://idosos.com.br/alimentos-para-circulacao-sanguinea/