PIRAPREV

Fortaleça Seu Sistema Respiratório com Técnicas Simples!

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo melhorar o Sistema Respiratório através do aumento da Capacidade Pulmonar e da Função Respiratória. Além disso, ajuda a promover a diminuição da ansiedade e o relaxamento do nosso organismo.

Também devemos lembrar que alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas. Portanto, a capacidade respiratória tende a ser alterada durante o envelhecimento.

Desta maneira, este exercícios simples, que podem ser feitos por qualquer pessoa (com poucas exceções) também são indicados para idosos. Idealmente, devem ser supervisionados por um fisioterapeuta. Mas, a execução destes exercícios é tão simples que pode ocorrer várias vezes por dia. Em geral, cada exercício deve ser repetido entre cinco a dez vezes.

Antes de realiza- lós, sugerimos consultar um médico ou fisioterapeuta. Especialmente, se você tem algum problemas de saúde. Pergunte quais as práticas são mais indicadas para o seu caso.

Em seguida, segue a explicação para 3 exercícios.

1. Técnica Respiratória Fracionada

Objetivo: aumentar o volume de ar que entra nos pulmões.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Inspire por um segundo, segure a respiração por dois segundos. Solte o ar esvaziando todo o pulmão. Para facilitar que todo ar saia, faça um bico com os lábios.

Posição: Sentado.

Contra indicação: Pessoas com problemas obstrutivos graves.

2. Técnica Respiratória Diafragmática

Objetivo: aumentar a amplitude da sua caixa torácica.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Feche os olhos, coloque a mão sobre o abdome e inspire lentamente pelo nariz, expandindo o abdômen. Depois de inspirar o máximo que puder, segure o ar por dois segundos e expire lentamente.

Posição: Sentado.

3. Técnica Respiratória Abreviada

Objetivo: aumentar o volume de ar inspirado e estimular partes do pulmão que estejam sub-utilizadas.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Faça uma única inspiração profunda. Depois, solte apenas um pouco do ar e inspire mais um pouco. Faça essa combinação de inspirar e expirar o ar por cerca de quatro vezes. Em seguida, expire completamente.

Posição: Sentado.

Fonte: https://idosos.com.br/fortaleca-seu-sistema-respiratorio-com-tecnicas-simples/