PIRAPREV

piraprev-29-anos

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia - PIRAPREV

Pés dos idosos: 10 cuidados para evitar traumas ou problemas anatômicos

De acordo com dados partilhados recentemente Instituto Nacional de Estatística (INE) a esperança média de vida em Portugal situa-se em 80,8 anos para o total da população, sendo de 77,78 anos nos homens e de 83,42 anos nas mulheres. O processo de envelhecimento traz consigo vários sinais de desgaste físico e os pés não são exceção. Manuel Portela, podologista e presidente da Associação Portuguesa de Podologia, dá-lhe algumas recomedações práticas que evitam possíveis traumas ou problemas anatómicos.

Como recuperar a funcionalidade do pé

Os pés, segundo o especialista, são constituídos por uma complexa rede de músculos, ligamentos e articulações, que, ao longo da vida, estão sujeitos a um elevado número de lesões e ferimentos. Com o passar dos anos, ficam mais suscetíveis a alterações, múltiplas agressões, lesões e doenças, que podem levar a consequências negativas em todo o corpo, caso não lhes sejam prestados os cuidados necessários. Estas situações são um contributo para a diminuição da mobilidade do idoso e para uma série de outras consequências a nível psíquico e social. A intervenção da Podologia, na opinião de Manuel Portela, pode ajudar na recuperação da funcionalidade do pé e melhorar a qualidade de vida dos seniores.

Causas de alterações

Entre as principais causas para o surgimento de alterações podológicas no idoso «estão a presença de traumas e problemas anatómicos do pé, que com o tempo acabam por danificaR a sua estrutura; o uso de calçado desadequado ao longo do tempo; o facto da pessoa ter permanecido muito tempo da sua vida em pé; o sedentarismo e a obesidade», afirma o presidente da Associação Portuguesa de Podologia, acrescentando que «a diabetes ou a doença arterial periférica, também contribuem para a má circulação sanguínea», sendo fatores de risco para o aparecimento de doenças nesta zona do corpo. De acordo com o especialista, uma correta avaliação e o estudo da sintomatologia permitem, na maior parte dos casos, reduzir as queixas.

Cuidados essenciais a ter com os pés dos idosos:

  • Examinar e lavar os pés diariamente;
  • Secar bem os pés, especialmente entre os dedos;
  • Cuidado com a água muito quente;
  • Cortar as unhas em forma reta;
  • Estar atento a eventuais alterações do aspeto da unha, como espessura, cor, forma, entre outros;
  • Manter os pés sempre hidratados;
  • Evitar a aplicação de creme hidratante entre os dedos, para não provocar maceração (pele fragilizada, branca);
  • Os sapatos deformados devem ser substituídos;
  • Usar meias de algodão, lã ou derivados, para facilitar a transpiração do pé e evitar a sudação e o odor;
  • Adaptar o calçado, optando por um sapato com uma base ampla.

Fonte: https://www.impala.pt/