PIRAPREV

Idosos na quarentena: dicas de atividades durante a pandemia

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou uma pesquisa no início de abril intitulada “Onde estão os idosos? Conhecimento contra a Covid-19”. No total, 14,26% da população brasileira tem 60 anos ou mais, sendo que as maiores concentrações se encontram no Rio Grande do Sul (18,77%), Rio de Janeiro (17,24%), Minas Gerais (16,71%), São Paulo (15,71%) e Paraná (15,47%).

Ou seja, por sermos um dos grupos de risco para o coronavírus (Covid-19) tivemos que, sem um planejamento prévio, mudar radicalmente a nossa rotina e seguir as orientações das autoridades de saúde e ficar em casa. E, obviamente, que surge a pergunta: o que fazer durante esse período de isolamento?

Por isso, no post de hoje vamos trazer dicas de atividades direcionadas para nós, idosos, manter o corpo e a mente ocupadas durante o isolamento. Vamos lá?

Atividades físicas: como me exercitar em casa?

Antes de começar com as dicas, é importante entender que nós, idosos, precisamos manter uma rotina de atividades que já possuíamos antes da pandemia e que tenha sido indicada pelo nosso médico.

Um idoso sedentário antes da pandemia não pode, por conta própria, começar a realizar atividades físicas em casa. No caso de dúvidas, consultar o médico.

Então, para aqueles que já tinham uma rotina de atividades físicas, separei aqui algumas sugestões simples para manter o ritmo em casa.

  • Alongamentos: por serem de fácil aplicação, no geral é uma opção simples para criar uma rotina na própria casa. Eles ajudam na flexibilidade, equilíbrio, dentre outros benefícios;
  • Dançar: seja sozinho, seja com o marido ou a esposa, a dança ajuda a manter o condicionamento aeróbico, a força muscular, a flexibilidade, além de melhorar o equilíbrio corporal e a coordenação motora;
  • Atividades na água: para aqueles que têm na própria casa uma piscina, realizar exercícios na água é uma excelente opção, seja natação ou movimentos de hidroginástica. O Ministério da Saúde pontua que, além dos efeitos musculares, as atividades na água são benéficas para o sistema respiratório e cardiovascular, ajudando na recuperação de enfermidades. Também ajudam a aliviar o estresse.

Para mais dicas, o site do Ministério da Saúde separou várias sugestões direcionadas para nós, idosos.

Aqui eu separei dois vídeos interessantes que ensinam como praticar exercícios físicos em casa.

Vídeo 1: Exercícios simples

Reportagem com 4 minutos com dicas de exercícios simples para praticar em casa.

Vídeo 2: Treino completo

Vídeo completo com 25 minutos com diversos exercícios diferentes.

Corpo são, mente sã: atividades para o cérebro

Além de se movimentar através da prática de atividades, também é necessário exercitar a mente. Separei aqui algumas dicas para fazermos durante a quarentena:

Jogos de mesa, cartas e dominós: caso você tenha uma companhia durante a quarentena, jogar pode ser bem divertido e ajuda a se distrair. Com um bom jogo, o tempo passa e nem sentimos.

Assistir a filmes: seja na tv aberta, nos canais fechados ou nos serviços de streaming (como o Netflix), há filmes para todos os gostos. Desde clássicos, como filmes atuais, seja de aventura, romance, faroeste, ficção científica, filmes nacionais ou estrangeiros. Impossível não encontrar títulos interessantes.

Aprender o uso de algum aplicativo novo: até para manter as relações com o restante da família que também se encontra isolada, pode ser bem interessante aprender a usar novos aplicativos e tecnologias. Há vários aplicativos gratuitas, por exemplo, para chamada de vídeo. Que tal experimentar?

Fonte: https://oversixty.com.br/