PIRAPREV

Temperaturas muito baixas podem causar infarto ou AVC

Você sabia que no inverno, quando as temperaturas são mais baixas – principalmente se elas estiverem abaixo de 14° Celsius –, existe um risco 30% maior de as pessoas sofrerem um infarto e 20% maior de sofrer um AVC? Mas por que isso ocorre?

Um vídeo produzido por uma equipe de professores e estudantes de farmácia de Sorocaba, interior de São Paulo, ajuda a responder essa e outras questões relacionadas aos riscos de infarto ou AVC que ocorrem no inverno.

Fácil, rápido e didático

De forma muito fácil (muito fácil mesmo), o vídeo mostra, através de ilustrações muito simples, como a pele, que tem receptores nervosos que sentem o frio, acaba ocasionando contração das artérias para reter mais calor. No entanto, esse mecanismo aumenta da espessura dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação sanguínea, aumentando o esforço do coração para bombear sangue. Como consequência, a pressão sanguínea se eleva, podendo levar à ruptura de placas de gordura no interior das artérias, aumentando o risco de infarto ou AVC.

O vídeo explica, também, fatores de risco, modos de prevenção e os sintomas mais comuns. Essa informação, clara e direta, pode ajudar muita gente a se prevenir! Vale a pena assistir ao vídeo, acima – com apenas 3 minutos de duração.

Fonte: http://www.portalterceiraidade.com.br/horizontais/noticias_cidadao/20190704_inverno_avc.htm